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quarta-feira, 3 de junho de 2009

2.2.1. Desenvolvimento físico

Implica a transformação de um corpo infantil num corpo adulto:

- Maturação e socialização sexual
- Reconstrução da imagem corporal

O acesso à maturidade pubertária impõe um corpo manifestamente
sexuado para si próprio e para os outros, e traz a exigência de reconstruir
a imagem corporal. Neste período, estas preocupações inscrevem-se num
sistema coercivo de conformidade com as normas de aparência sexual
adequada, normas estas veiculadas pelo conjunto da sociedade e, em
particular, pelo grupo de companheiros da mesma idade. Os
desfazamentos deste desenvolvimento, relativamente ao grupo, colocam
desafios diferentes ao adolescente em função do momento em que surgem.
A maturidade precoce e tardia vão fazer sentir-se de uma forma diferente e
exigir adaptações em conformidade que podem marcar o individuo.

Para uma melhor compreensão deste desenvolvimento fisico podemos adptar a teoria de Freud:

.1a tópica
- consciente
- pré – consciente
- inconsciente

- 2a tópica

Id
- constituído por pulsões, instintos e desejos desconhecidos
- zona inconsciente, primitiva, instintiva, a partir da qual se vão formar o ego e o superego
- rege-se pelo princípio do prazer e, por isso, procura a satisfação dos desejos e pulsões
- é inconsciente, amoral e ilógico
- está presente desde o nascimento

Ego
- rege-se pelo princípio da realidade
- é lógico e racional, e forma-se durante o 1º ano de vida
- é o medidor entre as pulsões inconscientes (id) e as exigências do meio, do mundo real
- gere as pressões que recebe do id e do superego

Superego
- corresponde à interiorização das normas, dos valores sociais e morais
- componente ética e moral do psiquismo
- resulta da socialização, interiorização de modelos
- pressiona o ego para controlar o id
- forma-se entre os 3 e os 5 anos após a ultrapassagem do complexo de Édipo

- Estádios de desenvolvimento:

Estádio Oral (0-12/18 meses)
- a zona erógena principal é a boca, é através dela que o bebé obtém prazer: ao mamar, levar objectos à boca, etc.
- formação do ego
- vive o primeiro conflito: o desmame

Estádio Anal (12/18meses-2/3anos)
- a zona erógena principal é a região anal: a criança obtém prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar fezes
- nesta fase faz-se a educação para a higiene
- há um reforço do ego

Estádio Fálico (3-5/6 anos)
- a zona erógena é a região genital
- surge a curiosidade sobre as diferenças sexuais e o complexo de Édipo
- identifica-se com o progenitor do mesmo sexo e vai adoptar os seus comportamentos e atitudes, conduzindo à formação do superego e superação do complexo de Édipo

Período de Latência (6anos – Puberdade)
- caracteriza-se pela aparente atenuação da actividade sexual
- ocorre a amnésia infantil: a criança reprime no inconsciente as experiências que a perturbaram no estádio anterior.
- Investe a sua energia nas actividades escolares, por isso são importantes as relações que estabelece com colegas e professores.

Estádio Genital (depois da Puberdade)
- a zona erógena é a região genital e há uma reactivação do complexo de Édipo
- o processo de autonomia em relação aos pais passa por os encarar de forma mais realista

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